Make a Twist



Make a twist® é um conceito e uma marca pensada, criada e registada pela empresa Formtools®.
A Formtools é um atelier de design vocacionado essencialmente para projectos de carácter tridimensional.
Quer seja a desenhar sinalética, embalagens, produtos, equipamento, stands ou interiores, sejam estes no contexto empresarial ou privado.
E tem ao longo dos últimos anos, trabalhado directa ou indirectamente com algumas das mais interessantes e importantes agências e marcas Portuguesas.
Entre as primeiras: a BAR, a Born, a Brandia, a Desafio global, a Ivity, a Label, a McCCann, a RMAC, a Santa Fé, a Strat, etc...
Entre as segundas: a EDP, a Galp, a Microsoft, a Optimus, a Sagres, a Sonae, a TAP, a Vodafone, a ZON, etc...

A Formtools foi fundada em 2007 por:

Ana Martins
42 anos
Designer de interiores pré Bolonha pelo IADE.
Estudou música clássica, mas cresceu a ouvir Amália.
Apesar de não gostar de sardinhas e não apreciar pasteis de nata,
considera-se alfacinha de gema e não se consegue imaginar a viver noutra cidade que não Lisboa.
O seu hobby favorito é cozinhar para os amigos, sem Bimby (mas sem preconceito).
Há mais de vinte anos que descobriu que a sua forma de projectar precisa do contacto pessoal com o cliente final. Facto que percebeu logo nos primeiros projectos de interiores realizados como freelancer.
Começa o seu percurso a construir pontes entre grandes marcas e clientes finais no Grupo Dimensão como designer/comercial de showroom. Trabalha marcas como Alessi, Moroso, Magis, kartell, IIttala...
Passa pela Loja do Banho como comercial e responsável pela área de projecto. Sai 5 anos depois, como responsável da loja do Banho II (loja dedicada ao segmento premium e a gabinetes de arquitectura). Trabalha marcas como Boffi, Duravit, Agape, Catalano...
Volta novamente ao projecto puro, trabalhando na AzurAmbiente e em parceria com grandes ateliers de arquitectura na concepção de alguns SPAs de referência. Como sejam o: Vila Joya (Albufeira), As Cascatas Golf Resort & Spa ( Hilton Vilamoura), Myriad by SANA Hotels (Lisboa), The Vine Hotel ( Funchal ), entre outros...
Regressa ao equipamento sanitário e às grandes marcas como responsável de loja no projecto Estúdio Água em Lisboa.
Em 2007 cria a Formtools com o Pedro, onde é responsável pelos projectos de design interiores e pela área comercial.


Pedro Gonçalves
42 anos
Estudou engenharia mecanica (3ºano) e arquitectura (4ºano), mas só teve o tempo e a paciência (ou o engenho) de se licenciar em design industrial.
Nasceu acima do Tejo, mas diz que é Alentejano por ad(opção).
Reve-se nas contradições de Pessoa e na diversidade de Kubrick.
Adora saltar de Chet Baker para Bach e pelo meio ouvir Bjork e Radiohead.
Há mais de vinte anos que faz projecto há medida dos clientes, sejam eles a Galp, a Vodafone, a TAP, a EDP ...
Começou no Grupo Dimensão como art director,
Mas rapidamente passou para industria dos plásticos na Figueira da Foz,
onde desenhou componentes para o interior de automóveis.
Entrou na Novodesign e saiu 7 anos depois já na Brandia, como designer industrial.
Passou pela Santa Fé e fundou a L2PG com o seu amigo Luis Patrocinio.
Foi (por convite) sócio e responsável pelo departamento de 3D brand design na Label. 
Em 2007 cria a Formtools com a Ana, onde é responsável pelos projectos de design industrial e pela a área de produção.


Se tivéssemos que selecionar cinco projectos que marcaram o percurso da Formtools nos ultimos anos, com tudo o que isto tem de difícil e ingrato,
esta seria uma selecção possivel:

- projecto do Candlemaker* e de todos os seus acessórios (* máquina que faz velas a partir óleos usados).
Pelo carácter ímpar de inovação e sustentabilidade que envolveu todo o projecto e processo, que culminou num Red Hot e num IF award
à Formtools e à OON (a criadora do conceito).
OON Candlemaker - video apresentação
OON Candlemaker - video entrevista 

- projecto da taça para liga Sagres, (primeira divisão do campeonato nacional de futebol) com a agência McCCann.
Pelo carácter desafiante, de excelência, exclusividade e dificuldade de produção que a peça exigiu.
Campeonato 2009/2010 - video entrega taça  

- projecto de embalagem para o kit da Popota, com a agência Born.
Pelo carácter, inverso ao anterior mas não menos desafiante de simplicidade, abrangência e dificuldade de produção que exige uma peça produzida a esta escala e com um custo obrigatoriamente mínimo.

- projecto do stand da TAP para a feira BTL, com a agência McCCann.
Pelo carácter invulgarmente clean/sóbrio que se conseguiu mesmo num contexto tipicamente adverso como o de feira (mérito partilhado com o amigo Bezerra).
Projecto que além disso, ganhou o prémio de melhor stand BTL nesse ano.

- projecto dos interiores da agência BAR no pátio Bagatela.
Pela forma como se transformou a dificuldade na virtude. Como se conseguiu conjugar quatro visões (3 mais a nossa) aparentemente divergentes (as vezes quase antagónicas) num resultado que hoje parece não ser possível ter sido de outra forma. E que é genuinamente a expressão dos seus proprietários.
Obrigado BAR (Bontempo, Anaori e Ralha), por serem um cocktail único.
Espaço Agência BAR - video evento interno